Aprenda a usar indicadores de desempenho logístico

 Como já falamos aqui no blog, os indicadores de desempenho logístico (Key Performance Indicator, ou KPIs)  servem para avaliar e medir o nível de desempenho de processos da empresa. Por conta disso, eles são diferentes e únicos para cada organização, já que refletem sua estratégia e metas. Dessa forma, em uma empresa X o indicador mais importante terá relação com o tempo, enquanto na empresa Y será o custo ou a qualidade.

Mas que indicadores são esses? Neste post, escolhemos alguns que podem ser usados para atacadistas distribuidores, e tem relação com operações de transporte de mercadorias. Esses KPIs são apenas alguns em um universo enorme de possibilidades que uma empresa tem para mensurar resultados. Os quatro indicadores são:

1. Tempo em trânsito

Refere-se ao número de horas desde o momento em que o lote sai do armazém até o momento em que é entregue ao varejista. Com ele, é possível comparar o tempo usado para percorrer rotas diferentes, mas com o mesmo destino. O tempo em trânsito pode variar bastante devido à escolha da rota.

2. Devoluções

Calcula-se dividindo custos das devoluções pelos custos totais de transporte. Números altos podem indicar problemas no empacotamento, acondicionamento ou na expedição dos pedidos (erro de mercadorias, por exemplo).

3. Exatidão das notas de transporte

Divide-se o número de notas de transporte sem erros pelo número total de notas de um determinado período. Preço incorreto, peso diferente ou informações em falta podem ser mencionados como erros de nota.

4. Pontualidade para com os indicadores de desempenho logístico

Este indicador pode ser calculado dividindo-se o número de entregas atrasadas pelo número de entregas totais. O número obtido será a porcentagem de entregas no tempo acordado com o cliente. Esse indicador reflete diretamente na satisfação do varejista.

Dito isto, recomendamos que você escolha os indicadores mais relevantes para sua empresa e os ajuste, se necessário. Depois disso, mantenha o hábito de sempre monitorar os processos relacionados ao transporte das mercadorias. Só assim, você vai conseguir otimizar as operações de entrega, e com isso, melhorar o seu resultado.

Saiba mais com a Lincros!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *